Histórias de Amor

 

Escrito, dirigido e estrelado por Josh Radnor, Histórias de Amor (Liberal Arts), 2012, traz o ator de How I Met Your Mother em um papel não muito diferente de Ted Mosby, mas com menos risadas e mais reflexão filosófica.

Enredo

Jesse (Josh Radnor) é um funcionário administrativo de uma universidade em Nova Iorque. Entre um emprego entediante e uma vida pessoal solitária e sem emoção, Jesse é mais um homem perdido na cidade grande. Quando um antigo professor da faculdade o convida para seu jantar de aposentadoria, Jesse decide visitar sua alma mater em Ohio, onde nostalgia não é a única coisa que encontra. Lá ele conhece Zibby (Elizabeth Olsen), uma aluna empolgada com a universidade, mas frustrada com a imaturidade dos garotos da sua idade. Os dois começam uma amizade impulsionada por música clássica e troca de cartas, permeada por uma atração mútua.

Enquanto Radnor parece se esforçar demais para inserir em seu roteiro uma camada filosófica e uma profundidade por vezes forçada, é refrescante ver o filme levantar questões morais que vem sido esquecidas na cultura ultimamente. A mais relevante é a diferença de idade entre os protagonistas. Radnor deixa bem claro em uma cena que literalmente se resume a “se não entendeu, eu desenho”, que Jesse é dezesseis anos mais velho que Zibby. Ele calcula, escrevendo em um caderno, quantos anos ela tinha quando ele tinha 19, e quantos anos ela terá quando ele chegar aos cinquenta. É quando Jesse chega à oposição entre os 71 anos dela com os 87 dele que a diferença finalmente parece, se não irrelevante, ao menos superável, e então a relativização moral entra em cena. De fato, 71 para 87 não parece muito no papel, mas essa projeção do que seria o futuro não muda o fato de que hoje ele tem 35 e ela 19, como Jesse logo se dá conta.

Se o relacionamento dos dois parecia perfeito enquanto se resumia à troca de correspondências, pessoalmente a química não é a mesma. Entre discussões sobre romances com vampiros e sobre os méritos de ler uma obra por prazer ou por sua qualidade, os dois descobrem que se conectam melhor a centenas de quilômetros de distância do que sentados frente à frente.

Paralelo ao relacionamento com Zibby, Jesse encontra sua ex-professora favorita, Judith (Allison Janney), e com ela os papéis se invertem. Agora é Judith que é pelo menos 15 anos mais velha do que Jesse, e ao contrário dele, ela é mais do que capaz de ignorar a diferença. Afinal, na matemática de Jesse, não era dos 35 para os 50 que a diferença começava a não parecer mais tão assustadora?

Fora do epicentro dos relacionamentos de Jesse com essas duas mulheres tão distintas, os outros elementos do roteiro – o ex-professor aprendendo a lidar com a aposentadoria e o estudante depressivo -, ficam soltos, e em certos momentos, sem sentido.

Direção e performances

Por trás das câmeras, Josh Radnor se mostra um diretor competente, apesar de não excepcional. Em muitas cenas fica claro aonde o filme quer chegar, mas o que se vê na tela não corresponde à intenção. Ainda assim, ele acerta no tom do filme, deixando-o leve sem cair na tentação de se levar à sério demais.

Entre o elenco, Elizabeth Olsen é uma das grandes promessas de sua geração. Histórias de Amor foi um dos primeiros filmes em que atuou, mas já é possível ver sua capacidade de trazer sutileza e delicadeza a um personagem. Allison Janney, que interpreta a cínica professora Judith, é sempre genial, e vê-la em qualquer papel, mesmo que pequeno, é um mais do que bem-vindo bônus. Quanto à Josh Radnor, é difícil desassociá-lo à figura de Ted Mosby, mas também não se pode negar que o ator tem o perfil certo para encarnar personagens sonhadores e românticos.

liberal arts

Elizabeth Olsen e Josh Radnor em Histórias de Amor

No fim das contas, Histórias de Amor é um filme que vale a pena para quem está buscando algo leve, mas fora do comum sem ser alternativo demais.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s