Aquecimento pré-Oscar – Gravidade (Gravity)

Categorias em que concorre: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Efeitos Especiais, Fotografia, Edição, Trilha Sonora Original, Design de Produção, Mixagem de Som e Edição de Som.
Com incríveis efeitos especiais aliados a uma trilha sonora e a uma montagem bem ritmadas, Alfonso Cuarón cria um thriller dramático de tirar o fôlego.
Em sua primeira missão espacial, a engenheira médica Ryan Stone (Sandra Bullock) está nervosa. Enquanto tenta instalar um aparelho a um satélite, ela luta contra os efeitos da gravidade zero, especialmente a náusea. Próximo a ela, o astronauta veterano Matt Kowalski (George Clooney) faz sua última caminhada espacial antes de se aposentar, conversando alegremente com o comando da NASA e seus companheiros de equipe. De repente, uma emergência acontece. A equipe de Kowalski recebe a notícia de que os Russos explodiram um de seus satélites e que com isso pedaços de satélite estão soltos em órbita, voando a uma velocidade incrível e acertando tudo em seu caminho. Dessa forma começa a luta dos astronautas para se protegerem e sobreviverem.
O filme se desenvolve por meio do paradoxo entre a incrível beleza do espaço – especialmente do planeta terra visto do espaço – e a agonia e o medo de uma luta pela sobrevivência em que cada segundo importa, mas que, ao mesmo tempo, pode passar por momentos de calma e desaceleração.
Ao lado dos efeitos especiais incríveis, a trilha sonora e a mixagem de som criam o clima de suspense envolvente que faz, literalmente, com que o espectador pare de respirar por alguns segundos. As alternâncias entre música, efeitos sonoros e silêncios dão ao filme um ritmo perfeito.
Sandra Bullock e George Clooney em Gravidade.
Categorias em que tem mais chance: melhor filme, melhor diretor, efeitos especiais, edição, mixagem de som e edição de som. Apesar da torcida do público mundial para que 12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave) conquiste o Oscar de melhor filme, a imprensa internacional já revelou que as intenções de voto de vários membros da Academia se direciona a outros interesses. A Academia foge de temas fortes e traumáticos da história dos Estados Unidos, entre eles a escravidão. Enquanto isso, Gravidade é um filme que promove a superação e a força do espírito humano diante de adversidades, além de ser visualmente arrebatador e contar com uma edição e mixagem de som impecáveis, qualidades estas que fazem o “estilo” da Academia e costumam atrair muitos votos. 
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s