Lars Von Trier é banido de Cannes

O nome Lars Von Trier é associado a polêmica há muito tempo. Seja com sua contribuição para o Dogma 95, seja com seus filmes sempre densos, conhecidos por levarem o público à exaustão emocional. Sua mais recente obra, Melancholia, está fazendo sua estréia mundial no festival de Cannes deste ano, que começou dia 11 de maio e vai até 22. Os brasileiros ainda terão de esperar até 5 de Agosto para tê-la nos cinemas.

Mais do que a obra, contudo, é o cineasta que está atraindo todos os holofotes para si. Trier declarou, nesta quarta dia 18, que entende Hitler e que considera Israel “um pé no saco”. Seu pedido oficial de desculpas não foi o suficiente para abafar a confusão, e ontem a organização do festival considerou Trier “persona non grata”, banindo-o permanentemente do evento. Melancholia, porém, foi mantido na mostra competitiva.

É um pouco difícil pensar que Trier tenha feito tais declarações com uma intenção maior do que uma simples brincadeira, o que não justifica o ato. Por mais que seja considerado um gênio por muitos críticos de cinema, isso não lhe dá o direito de agir como um excêntrico pirado que fala tudo o que lhe vem à cabeça, mesmo que essa seja a imagem que ele vem construindo ao longo dos anos. Não que ele precise desse tipo de fama para promover seus filmes, que são de fato muito bons, mas é o tipo de fama de que ele parece gostar.

Melancholia.

O fato é que Melancholia foi declarado como um dos melhores filmes de Cannes esse ano. Suas chances de levar a Palma de Ouro, porém, diminuíram consideravelmente após as declarações que baniram seu realizador do festival. Nem mesmo as reações iniciais de aprovação ao longa serão suficientes para separar completamente o criador da criatura. Quem busca apreciar o que há de melhor no cinema, contudo, deve procurar deixar de lado quaisquer besteiras que a boca grande de Lars Von Trier o tenha feito dizer e assistir seus filmes. Inclusive Melancholia.

O filme trata da relação entre duas irmãs enquanto um planeta estranho se aproxima em rota de colisão com a Terra. É um filme sobre o fim do mundo. O mais belo filme sobre o fim do mundo, como alguns afirmaram. O trailer já dá uma idéia do que se pode esperar.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s